Você é um Advogado Estratégico?

Você é um Advogado Estratégico?

O papel do advogado é representar interesses e isso não se restringe às vias judiciais. Essa representação pode ir muito além, sendo mais vantajosa para ambas as partes. Conheça o conceito de advogado estratégico.

você-e-um-advogado-estratégico-fernanda-gaiotto-conteúdo-estratégico-conteudoestrategicooficial

 

Um advogado estratégico representa interesses que podem gerar um alto valor ou evitar grande perda na vida de uma pessoa ou empresa.

Leia a frase acima novamente. Vamos pensar juntos.

Quem representa interesses NÃO ESTÁ limitado a defender ou interpor ações judiciais, correto?

Há várias maneiras de um advogado estratégico agregar valor ao cliente evitando as vias judiciais, lucrando ainda mais.

Vamos dar um exemplo de um advogado estratégico em ação. Ele evitou uma ação judicial a qualquer custo.

 

Advogado estratégico em ação

Tratava-se de um caso de Direito médico. Uma paciente teria que colocar um marca-passo no coração, o que era questionado pelo convênio, que não queria autorizar o procedimento cirúrgico, que custava em torno de 400 mil reais.

A cliente do advogado estratégico ligou pedindo para que ele entrasse com uma ação para a liberação do procedimento.

Enquanto ele deixou sua equipe trabalhando na petição, ele entrou em ação de outros modos.

Primeiro, ele ligou e gravou as ligações para a superintendência do convênio, expondo seus argumentos jurídicos e os riscos que a empresa (convênio) poderia correr caso acontecesse algo pior com sua cliente.

Depois, ele convocou a imprensa e um representante da OAB e avisou ao convênio que sairia uma nota no jornal, caso não apreciassem o caso com clareza e rapidez, uma vez que havia risco de vida para a sua cliente e legalmente era uma obrigação a autorização da cirurgia.

Em menos de duas horas a cirurgia, antes negada, foi autorizada.

 

Representação e confiança

você-e-um-advogado-estratégico-fernanda-gaiotto-conteúdo-estratégico-conteudoestrategicooficial

Como conclusão, um advogado não deve apenas focar em argumentos de letra de lei, mas em outras ações de REPRESENTAÇÃO que possam trazer o resultado que o seu cliente necessita. Isso pode parecer óbvio, mas vemos que, na prática, não é.

Por mais ágil que fosse a apreciação do pedido pelo juiz, jamais seria mais rápido e eficaz do que a via extrajudicial.

O advogado estratégico deve trabalhar um aspecto que vale mais do que qualquer fortuna: A CONFIANÇA!

A confiança vem antes de qualquer coisa, inclusive do serviço e do dinheiro. Primeiro, você conquista a confiança, depois vem todo o resto.

Um advogado estratégico possui a confiança do seu cliente, através de uma refinada postura ética e outras estratégias, que geram carta branca para que ele defenda interesses e resolva problemas. Falaremos mais sobre isso em outras postagens.

 

Outro exemplo de um advogado estratégico em ação

Outro exemplo simples de um advogado estratégico em ação. Um casal com condições financeiras abastadas estava prestes a se separarem. Não estavam se entendendo, inclusive em relação a partilha dos bens e obrigações com os filhos. O advogado estratégico foi contratado. Antes de ajuizar uma ação ele fez uma mediação com a parte contrária. O acordo foi assinado e um processo judicial que levaria anos a ser sentenciado foi evitado.

Não é de se espantar que vários dos advogados mais bem pagos do mundo trabalham com mediação e arbitragem.

No campo empresarial as ações do advogado estratégico ficam ainda mais em destaque.

Imagine a representação de uma indústria farmacêutica que quer licenciar um novo medicamento de uma empresa especializada em pesquisa e desenvolvimento, presente em outro país. Esse advogado terá de ajudar na negociação de diversos aspectos da transação, encontrando soluções para cada etapa do negócio.

Pergunte sempre a seus clientes quais os seus anseios, projetos e objetivos além da solução inicialmente buscada. Procure pensar também se antes de uma ação judicial não há outras ações criativas no mundo das relações interpessoais que possam levar o cliente a atingir o seu objetivo com mais agilidade e eficácia.

Ajudamos você, acima de tudo, a se tornar um advogado estratégico, através de serviços de marketing jurídico e consultoria. Já recebeu uma proposta nossa? Solicite!

marketing-jurídico-como-captar-clientes-na-advocacia-contato-fernanda-gaiotto-conteúdo-estratégico-conteudoestrategicooficial

 

Fernanda Gaiotto Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *